29 de agosto de 2011

Lombo de bacalhau ao forno

Essa foi sucesso ontem lá em casa...
No sábado fomos a CADEG para umas compras... alguns vinhos, pro secos e frutas fresquinhas... quando passava por uma das lojas para comprar alho (gosto de comprar alho na CADEG, pois é do tamanho dobrado ao que encontramos normalmente no mercado) me chamou a atenção uma caixa no freezer de lombo de bacalhau dessalgado... foi paixão a primeira vista!
Para falar a verdade, estava com isso engasgado, pois em duas oportunidades anteriores a minha experiência com o bacalhau não tinham sido muito boas e não consegui chegar a um resultado bacana.
Dessa vez, eu me superei e mandei bem ao pilotar o fogão e fazer um prato que não deixou a desejar...
Segue a receita, que é simples e com a ajuda do bacalhau já dessalgado fica bem fácil de prepara.

Para até 6 pessoas

2kg de lombo de bacalhau dessalgado
(eu segui a orientação da embalagem para descongelar na agua em temperatura ambiente e com um pouco de sal)
3 cebolas cortadas em folhas (pétalas)
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
5 dentes de alho
2 xícaras de azeite
10 batatas medias
Azeitonas a gosto
Salsinha a gosto

Descongele o bacalhau deixando de molho em agua (temperatura ambiente) com um pouco de sal (assim você já corrige o sal do lombo), escalde o bacalhau em agua fervendo por 3 a 5 minutos, tomando o cuidado para não começar a soltar lascas, seque o e reserve. Cozinhe as batatas, corte em rodelas e passe em uma frigideira com azeite deixando dourar levemente. Em uma frigideira grande aqueça 1 xícara de azeite acrescente o alho e deixe dourar. Continue adicionando juntos a cebola e os pimentões. Ainda com o preparo ao dente, acrescente o colorau para dar cor e desligue o fogo.

Na montagem, disponha o lombo de bacalhau em uma travesse, nas laterais coloque as batatas levemente douradas no azeite e por cima do lombo acrescente o preparo da cebola e pimentões.

Decore com as azeitonas e salsinha picada e leve ao forno médio por 20 minutos.

Esse prato dispensa qualquer outro acompanhamento!!!

Nenhum comentário: